domingo, 9 de setembro de 2012

A cura através da música

A musicoterapia reúne música e ciência para solucionar diversas patologias e pode até causar ‘milagres’ em pacientes.

      O que você sente quando ouve um acorde de uma guitarra ou o batuque de um pandeiro? A música traz sensações diferentes para cada pessoa. Cada tom, cada melodia, cada ritmo mexe com as nossas emoções, às vezes, de forma positiva e em outras, nem tanto. Entretanto, será que a música além de causar sentimentos, produz reações químicas e fisiológicas em nosso corpo a ponto de se tornar tratamento para diversas doenças?
       A musicoterapia diz que sim. Apesar de esse método ter surgido após a segunda guerra mundial para tratamento de traumas de soldados americanos, no Brasil é muito recente, menos de duas décadas.
       Mas, o que é musicoterapia?  Se logo que você ouviu esse nome, concluiu ser uma terapia de relaxamento que utiliza música, se enganou.
São métodos criados em base na experimentação científica, sobre os efeitos físicos e químicos provocados no cérebro, a fim de permitir comunicação através dos sons.
A professora Liza Amaral da Universidade do Vale do Itajaí-Univali realizará uma oficina de Músicoterapia dia 28/09/2012 voltado principalmente ao público da melhor idade na Casa do Idoso na Rua Manoel Izidro, próximo ao campo da Estiva, das 14:30 às 16:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário